Construção Civil com EPS | Placas de EPS para isolação térmica de paredes externas e internas

Isorecort - Caixas de EPS, Telhas de EPS, Lajotas de EPS, Placas e Corte de EPS

Construção com EPS

Construção com EPS é um blog informativo técnico pensado para apresentar os benefícios da aplicação do EPS (poliestireno expandido) na construção civil, explicando seus benefícios, demonstrando seu uso e respondendo dúvidas de profissionais e clientes.

Acompanhe-nos:

foto um

Placas de EPS para isolação térmica de paredes externas e internas

O Brasil é um país extenso e com regiões de climas variados. Enquanto em uma região prevalecem as temperaturas altas, em outras são as temperaturas mais baixas que predominam.

Em casos onde as temperaturas são elevadas, os raios solares invadem o ambiente, aquecendo as paredes e transformando-as em um grande recipiente de calor. Ao anoitecer, esse calor é transferido para dentro do ambiente elevando sua temperatura.

O inverso acontece em regiões na quais as temperaturas baixas prevalecem: as paredes “roubam” o calor do ambiente interno, deixando-o mais frio.

Algumas atitudes podem ser tomadas para amenizar o calor ou o frio excessivos causados pelo clima, reduzindo a transferência térmica e, consequentemente, a passagem de calor entre interior e exterior da edificação. Dentre elas, destaca-se o isolamento térmico externo e interno das paredes com o uso de placas de EPS.

Isolamento térmico de paredes externas

Para um isolamento térmico eficiente das paredes externas, o EPS se destaca como sendo um dos únicos produtos adequados ao trabalho. Isso porque o material elimina as pontes térmicas: reduz os movimentos diferenciais de origem térmica das estruturas e aumenta a inércia térmica do edifício.

Outra característica a favor do EPS é que, devido a sua estrutura de células fechadas e impermeáveis, possui baixa absorção de umidade – sem prejudicar suas propriedades de isolação.

Aplicação

É preciso destacar que o isolamento externo das paredes é o mais indicado e o mais eficaz, visto que este processo reduz a transferência de calor do ambiente externo para o interno.

Isolamento externo de paredes

Foto

As placas de EPS Tipo 3F(com retardante à chama) são fixadas sobre o emboço externo das paredes. Caso haja interesse em dar maior resistência, como um cuidado a mais, podem ser colocadas telas de arame galvanizado tipo galinheiro ou de nylon, que irá receber a argamassa de acabamento.

 

Isolamento interno de paredes

Foto dois

Essa aplicação é indicada para construções nas quais o isolamento externo não é possível. O isolamento interno faz com que as paredes tenham uma rápida adaptação de temperatura do ambiente. Entretanto, como já dito anteriormente, não é uma solução tão eficaz quanto o isolamento externo.

Aplicação

Fixa-se uma placa de EPS na parede de alvenaria com adesivo ou cimento cola e, em seguida, faz-se o revestimento de acordo com a preferência: gesso, massa, chapisco ou reboco.

-

A utilização do EPS no isolamento de paredes externas e internas proporciona uma obra, segura, econômica, seca e limpa, além de trazer beleza ao ambiente.

EPS para construção civil é na Isorecort

foto quatro

Um dos principais fabricantes de poliestireno expandido (EPS) do Brasil, o Grupo Isorecort possui uma ampla variedade de produtos para a construção civil.

As placas de EPS são fabricadas em 8 densidades diferentes e podem ser recortadas nas espessuras e medidas que seu projeto precisar.

Todo o processo produtivo é acompanhado por um departamento de Engenharia de Produção e Qualidade que assegura que os materiais estejam rigorosamente dentro das normas  ABNT:NBR 11752.

Entre em contato com o Grupo Isorecort, tire suas dúvidas sobre placas de poliestireno expandido e utilize as melhores soluções em EPS na sua obra. Visite www.isorecort.com.br, fale com nossos consultores no telefone (11) 4397-6020 ou entre em contato através do e-mail: contato@isorecort.com.br.

Referências bibliográficas: Manual de utilização EPS na construção civil / ABRAPEX; PINI – 2006.

8 respostas para “Placas de EPS para isolação térmica de paredes externas e internas”

  1. Michel Crepaldi disse:


    Boa tarde, na minha casa tem duas parede de 7,5 x 3 mts que pega sol praticamente a tarde intera, qual o orçamento para revestir essas duas parede. qual o percentual de redução do calor?

    • Isorecort disse:


      Olá, Michel!

      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  2. atila da silva disse:


    Boa tarde como faço para comprar estas placas no rio de janeiro para colocar aqui em casa.

    • Isorecort disse:


      Olá, Atila!

      A Isorecort possui uma frota a disposição para realizar entregas em todo o território nacional.
      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  3. wilson disse:


    Bom dia .

    Qual seria a placa correta para colocar na parede na montagem de quarda roupa , para evitar umidade em apartamento e como poderia fazer a compra com vcs .
    Grato.

    • Isorecort disse:


      Olá, Wilson!

      Por favor, entre em contato conosco através do telefone (11) 4397-6020 e solicite mais informações sobre as placas.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  4. Daniel Mozarte Saccomano disse:

    Boa Tarde.
    Estou construindo na região próxima à Bragança Paulista e desejo utilizar o revestimento externo com EPS para garantir maior isolamento térmico. Entretanto a mão de obra que possuo não é especializada e tenho dúvidas sobre detalhes construtivos. Tenho dúvidas também sobre como efetuar a aplicação das placas sobre a parede (preparação da parede, tipo de argamassa a utilizar, como fazer no rodapé, etc.). Restam dúvidas também sobre o acabamento sobre as placas, o que é recomendado.
    Gostaria de saber se vocês possuem material com estas informações.
    A área de paredes é externa e tem aproximadamente 165m².
    Preciso de ajuda quanto a especificação das placas (de alta densidade, retardante à chama, etc.)
    Também desejo saber como obter as placas, se você vendem e entregam esta quantidade.

    Grato.

    • Isorecort disse:

      Olá, Daniel!

      Você pode utilizar as placas de EPS tipo 3F (ótima opção com retardante a chama, com resistência mecânica e isolamento térmico satisfatório).
      As placas são aplicadas diretamente sobre os blocos com cola bicomponente de PU.
      As placas são muito fáceis de aplicar, podendo ser recortadas com cegueta ou estilete, e para instalar fiação ou de tubulações, você pode usar um soprador de calor.
      O acabamento você pode fazer chapisco, reboco, gesso ou outra substância que não possua solvente.

      Qualquer dúvida fico a disposição.
      Atenciosamente,

Deixe uma resposta