Construção Civil com EPS | Painéis autoportantes com EPS

Isorecort - Caixas de EPS, Telhas de EPS, Lajotas de EPS, Placas e Corte de EPS

Construção com EPS

Construção com EPS é um blog informativo técnico pensado para apresentar os benefícios da aplicação do EPS (poliestireno expandido) na construção civil, explicando seus benefícios, demonstrando seu uso e respondendo dúvidas de profissionais e clientes.

Acompanhe-nos:

imagem

Painéis autoportantes com EPS

Os painéis autoportantes com EPS são considerados um dos sistemas construtivos mais avançados do ponto de vista técnico. Sua utilização oferece vantagens em economia de tempo e investimentos, ao mesmo tempo em que atende às necessidades essenciais relacionadas ao conforto térmico e à impermeabilização da construção. Além disso, os painéis autoportantes com EPS demonstram grande resistência ao fogo; característica bem superior aos painéis convencionais.

As vantagens e facilidades oferecidas pelos painéis autoportantes se devem, em grande parte, ao uso do poliestireno expandido em sua construção: o EPS é o material responsável pela isolação térmica, impermeabilidade e resistência ao fogo, além de deixar os painéis mais leves e fáceis de transportar e montar.

 

Painéis autoportantes com EPS – melhor solução para sua construção

Esses painéis são pré-fabricados e leves, formados por uma alma de EPS entre duas malhas eletrossoldadas de aço. Em geral, as placas de EPS têm 55 mm de espessura e o conjunto, depois de revestido, tem 100 mm de espessura. No entanto, podem ser produzidos painéis com espessuras de até 110 mm, dependendo da necessidade do projeto. Caso a obra tenha dois ou mais andares, usam-se painéis duplos para sustentação.

imagem-2

Montagem

A montagem dos painéis autoportantes não é complexa, mas requer alguns cuidados e normas para evitar equívocos na construção.

A primeira etapa se dá na concretagem das fundações: ela deve ser feita com base em um minucioso cálculo estrutural para que possa resistir ao peso das paredes.

Em seguida, atenta-se para as tubulações de esgoto, que são aplicadas seguindo a planta do projeto. Depois, enterra-se e nivela-se o solo para o lançamento do concreto do contrapiso. É bom ressaltar que essa execução se dá anteriormente à montagem e que pontas de ferro devem ser deixadas para o alinhamento dos painéis.

Por fim, montam-se os painéis, que são alinhados nas guias de ferro do contrapiso e montados no prumo. A fixação é feita por grampos e arames recozidos. Os painéis virão numerados pelo fabricante do sistema construtivo e as abas de malha de cada painel devem sobrepor ás abas do painel seguinte para composição do conjunto monolítico.

Os painéis que compõem a laje recebem os mesmos cuidados de escoramento e montagem que são utilizados na aplicação de lajes pré-fabricadas.

imagem-3

Instalações

A próxima etapa da construção dos painéis volta-se ao posicionamento das tubulações hidráulicas e elétricas. Inicialmente, marca-se o traçado dos tubos com um spray e, com um gerador de ar quente, abrem-se as fendas nas quais as tubulações passarão.

As saídas hidráulicas e as caixas elétricas devem ser anexadas na malha de aço e alinhadas para ficarem no mesmo plano da face concluída do revestimento. A malha pode ser aterrada, criando uma gaiola Faraday.

 

Revestimento

Os painéis autoportantes devem ser revestidos com argamassa na seguinte formulação:

Traço 3,5:1 (areia – cimento)

  • Feito em betoneira;
  • 50 kg de cimento;
  • 159 kg de areia média seca;
  • 100 g de fibras de polipropileno (comprimento de 30 mm).

 

Diferenciais do uso de painéis autoportantes de EPS em sua obra

  • Adapta-se a qualquer tipo de projeto;
  • Mais leves que outras opções construtivas;
  • Construção mais rápida, o que economiza custos com mão de obra;
  • Conceito estrutural monolítico, o que garante grande vantagem quanto à estabilidade da edificação como um todo, suportando inclusive abalos sísmicos;
  • Leveza dos painéis: de 2,5 a 4 kg/m²;
  • Conforto térmico e acústico: sistema monolítico em EPS transforma o imóvel em uma edificação uniforme e isolada;
  • Economia de energia em sistemas de climatização (aquecimento e condicionamento de ar);
  • Sistema construtivo que atende às exigências da certificação LEED do GBC Brasil.

 

EPS para construção civil é na Isorecort

Um dos principais fabricantes de poliestireno expandido (EPS) do Brasil, o Grupo Isorecort possui uma ampla variedade de produtos para a construção civil. O moderno sistema de fabricação e recorte permite o desenvolvimento de soluções personalizadas, em pequenas ou grandes quantidades, e com densidades variadas. Além disso, todo o processo produtivo é acompanhado por um departamento de Engenharia de Produção e Qualidade que assegura que os materiais estejam rigorosamente dentro das normas ABNT/NBR.

Todos os produtos Isorecort, são grandes aliados ao cumprimento da Norma de Desempenho 15.575 – que padroniza a qualidade dos produtos voltados à construção civil.

Entre em contato com a Isorecort, tire suas dúvidas sobre painéis autoportantes e utilize as melhores soluções em EPS na sua obra. Visite www.isorecort.com.br, fale com nossos consultores no telefone (11) 4397-6020 ou entre em contato através do e-mail: contato@isorecort.com.br.

 

6 respostas para “Painéis autoportantes com EPS”

  1. manoel miranda; Eng disse:

    Bom dia ; sou Eng Projetista e estou tento fazer levantamento da carga de Fogo
    de um Abatedouro e qual possui 03 câmaras frigoríficas feitas em Paineis tipo EPS com 100mm
    Qual seria uma estimativa de peso do isolante térmico EPS por metro quadrado deste paineis

    Muito obrigado sua atenção

    MR Projetos & Consultoria

    Rua Esteves Junior, nº 366 – Sl 704

    Florianópolis / SC- 88.015-130

    Fone/Fax:: (48) 3225 6975

    Celular : (48) 9980 5625

    Email : mrprojetos@terra.com.br

    • Isorecort disse:

      Boa tarde Manoel,

      Por gentileza, entre em contato com nossos vendedores para que possam responder sua dúvida e já realizar um orçamento.
      Telefone 11 4397-6020
      Obrigado!

  2. Francisco Kleber de Araujo Rego disse:

    Somos uma empresa na area da construcao civil de residencia e meio ambiente said em projetos sustentaveis e represent antes de equipamentos nestle area. Nescessitamos de informacoes no sistema construtivos de pareides de EPS precos e condicoes de compra.
    Atenciosamente
    Kleber

  3. Jorge Lima disse:

    Gostaria de saber o preços dos painéis monolítico para a construção de um sobrado e qual as dimensões dos painéis.

    • Isorecort disse:

      Boa tarde Jorge,
      Por gentileza, entre em contato com nossos vendedores para que possam lhe enviar um orçamento mais detalhado para sua obra.
      11 4397-6020
      Muito obrigado!

Deixe uma resposta