Construção Civil com EPS | Geotecnia – correção de solo mole

Isorecort - Caixas de EPS, Telhas de EPS, Lajotas de EPS, Placas e Corte de EPS

Construção com EPS

Construção com EPS é um blog informativo técnico pensado para apresentar os benefícios da aplicação do EPS (poliestireno expandido) na construção civil, explicando seus benefícios, demonstrando seu uso e respondendo dúvidas de profissionais e clientes.

Acompanhe-nos:

Imagem

Geotecnia – correção de solo mole

Imagem

Um dos problemas críticos em geotecnia são as áreas com solo de baixa capacidade de carga (solo mole). Esse tipo de problema acarreta prejuízos de fundação nas construções de estradas e outras infraestruturas, como cabeceiras de pontes e proteção de tubos.

Infelizmente a maioria das alternativas para a correção dessas falhas se tornam inviáveis, pois possuem elevados custos e causam grande trabalho e transtorno.

O EPS, porém, apresenta-se como uma opção barata e eficaz na resolução do problema de solo de baixa capacidade de carga. Sua aplicação consiste na substituição do solo mole por blocos de EPS leves e de boa resistência mecânica, capazes de suportar tráfego intenso – com pressões de 20 a 40 t./m².

Além disso, o EPS reduz o peso específico do conjunto para 2% do valor do solo compactado.

Aplicação dos blocos de EPS

Sobre o solo limpo coloca-se uma camada de areia nivelada para receber os blocos de EPS, que são colocados inteiros e com juntas desencontradas. Depois, coloca-se outra camada sobre a primeira e assim por diante, formando um tronco de pirâmide para distribuir a carga em uma área compatível com a resistência mecânica do solo.

Os blocos devem ser cobertos com um filme de polietileno para protegê-los de eventuais derramamentos de solventes ou produtos químicos que  possam vir a infiltrá-los – como em acidentes rodoviários, por exemplo.

Por fim, cobre-se o conjunto com um aterro de no mínimo 60 cm de espessura de terra compactada ou usa-se uma laje de concreto.

Imagem 2

Densidade necessária do EPS

Quanto maior for a densidade, maiores serão as propriedades mecânicas dos blocos de EPS. Portanto para um bom aterramento de estradas, por exemplo, sua densidade não pode ser inferior a 20 kg/m³. Para atender essa demanda, o Grupo Isorecort fabrica blocos com densidades de até 38 kg/m³.

Vantagens do uso de EPS na correção de solos com baixa capacidade de carga

  • Os blocos de EPS são resistentes à compressão.
  • Proporcionam redução na pressão exercida.
  • Tem baixo custo comparado às outras tecnologias.
  • O EPS é 100% reciclável e sua decomposição leva em cerca de 400 anos, o que garante, por um longo período, a segurança e a estabilidade ao terreno onde ocorre a aplicação.
  • O EPS também possui a vantagem de ser recortado de acordo com os projetos solicitados, o que reduz a geração de resíduo e auxilia em uma obra mais limpa.

 

Grupo Isorecort

A Isorecort é uma das principais fabricantes de EPS (poliestireno expandido) do Brasil. Sua capacidade produtiva chega a 70 mil m³ de EPS por mês, o que assegura o fornecimento de blocos para grandes obras. Todo o material fornecido pela empresa segue um rigoroso controle de qualidade, proporcionando confiança em seus produtos. Tudo é fabricado de acordo com as determinações da ABNT/NBR e a Isorecort é uma das únicas empresas do país que fabrica blocos de EPS com densidade de até 38 kg/m³.

A empresa também conta com um eficiente sistema de logística que garante a entrega dos blocos em todo o Brasil.

7 respostas para “Geotecnia – correção de solo mole”

  1. Carlos disse:


    Tenho interesse no EPS

    • Isorecort disse:


      Olá, Carlos!

      Obrigado pelo interesse em nosso produto. Por favor, informe um telefone para contato ou fale com a Isorecort através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  2. Renilton Barbosa disse:


    Boa tarde,

    Obrigado,

    Adorei, favor nos enviar aas caracteristicas: (peso, dimensões, deformação etc…)

    Atenciosamente,

    Obrigado,

    Renilton

    • Isorecort disse:


      Olá, Renilton!

      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,

      Isorecort

  3. Paulo disse:


    Gostaria de receber o catálogo eletrônico com os detalhes técnicos.
    É fantastico esse produto.Gostaria de conhecer mais.
    Obrigado

  4. Isorecort disse:


    Olá, Lucas!

    Muito obrigado!

    Atenciosamente,

    Isorecort

Deixe uma resposta