Construção Civil com EPS | EPS: uma excelente solução para a drenagem de pisos

Isorecort - Caixas de EPS, Telhas de EPS, Lajotas de EPS, Placas e Corte de EPS

Construção com EPS

Construção com EPS é um blog informativo técnico pensado para apresentar os benefícios da aplicação do EPS (poliestireno expandido) na construção civil, explicando seus benefícios, demonstrando seu uso e respondendo dúvidas de profissionais e clientes.

Acompanhe-nos:

foto 01

EPS: uma excelente solução para a drenagem de pisos

Durante muito tempo pesquisadores europeus procuraram uma solução prática com excelentes qualidades drenantes. Eles descobriram que, ao controlar a soldabilidade do EPS (poliestireno expandido) de baixa densidade, conseguiriam obter as qualidades específicas capazes de exercer essa função e atender a diversos focos dentro da construção civil.

O controle da soldabilidade das pérolas de EPS dentro dos blocos ou das placas permite o surgimento de microcanais que funcionam como um dreno de grande eficiência. Essa característica drenante transforma o EPS no material ideal para drenagens de muros de arrimo, quadras esportivas e pisos. Além disso, a leveza e facilidade de recorte das placas de EPS, também possibilitam ao construtor grande agilidade com redução de custos operacionais na obra.

 

Drenagem de pisos internos

A escolha correta do material drenante para pisos internos de uma construção é muito importante, já que ele será o elemento principal na retirada de água do local. Quando essa drenagem é ineficiente, ou o material drenante é de pouca qualidade, a construção acaba tendo muitos prejuízos, pois o excesso de umidade ataca o piso interno e as paredes da edificação, causando mofo e deteriorando a pintura e o reboco.  Aliando baixo custo e alta capacidade na drenagem, o poliestireno expandido se apresenta como o melhor material para a realização de drenagem de pisos internos – sendo sua aplicação rápida e eficiente.

A drenagem de pisos internos com EPS é feita quando o lençol freático se encontra muito próximo ao nível do piso de uma edificação. Assim, as placas drenantes de EPS são posicionadas de forma horizontal na terra e sobre a tubulação de esgotamento. Em seguida, é importante cobrir as placas com um leve filme de polietileno para, depois, aplicar sobre elas o concreto do contrapiso. Nessa etapa também é importante ter atenção para não deixar desnível entre o piso e o local do escoamento, evitando futuros acúmulos de água.

Foto 2

As placas de EPS para drenagem de piso interno devem ser Tipo 1 e com retardante à chamas, sendo suas medidas variáveis de acordo com o tamanho da obra.

 

Poliestireno expandido: o melhor custo benefício para drenagem de pisos

Sendo amplamente utilizado na construção civil, o poliestireno expandido apresenta uma excelente relação custo-benefício em diversas aplicações. As placas de EPS são leves e fácies de serem manuseadas e aplicadas – proporcionando agilidade com redução de custos e mão de obra. O EPS também possui melhor custo-benefício em relação a outros materiais do mercado, como a pedra britada – que também pode ser utilizada na drenagem de pisos, mas com um custo bem mais elevado e aplicação bem mais complexa e demorada.

Foto 3

Vantagens do EPS

  • Facilidade no manuseio e aplicação;
  • Baixo custo em relação a outros materiais;
  • Excelente na absorção de impactos;
  • Recorte feito em diversas medidas e espessuras;
  • 100% reciclável – não gerando resíduos que venham a prejudicar o meio ambiente.

 

Grupo Isorecort oferece as melhores soluções em EPS

A Isorecort é uma das maiores empresas fabricantes de EPS do Brasil. Toda sua produção segue criteriosas normas de qualidade. A Isorecort também conta com uma ampla frota de caminhões que são responsáveis pela entrega dos produtos em todo território nacional. Nesses caminhões, as peças são cuidadosamente embaladas, alocadas e entregues no menor prazo do mercado.

A empresa também conta com uma grande equipe de consultores especializados no uso do EPS na construção civil. Eles estão preparados para esclarecer dúvidas e dar o melhor atendimento a clientes e parceiros.

Entre em contato com nossa equipe pelo telefone (11) 4397-6020 ou através do e-mail: contato@isorecort.com.br.

4 respostas para “EPS: uma excelente solução para a drenagem de pisos”

  1. João Toret Jr. disse:

    Vou construir em terreno de lençol freático alto, me interessei pelo uso de placas de EPS, preciso de mais detalhes, densidade do EPS, espessura, etc. vocês podem me orientar e orçar o material??

  2. PAULO VITOR disse:

    Onde consigo comprar essas placas?

Deixe uma resposta