Construção Civil com EPS | EPS: Solução para Isolamento térmico e acústico em edificações

Isorecort - Caixas de EPS, Telhas de EPS, Lajotas de EPS, Placas e Corte de EPS

Construção com EPS

Construção com EPS é um blog informativo técnico pensado para apresentar os benefícios da aplicação do EPS (poliestireno expandido) na construção civil, explicando seus benefícios, demonstrando seu uso e respondendo dúvidas de profissionais e clientes.

Acompanhe-nos:

isolamento_termico_acustico

EPS: Solução para Isolamento térmico e acústico em edificações

EPS como isolante térmico

Em um país continental como o Brasil, onde as sensações térmicas variam de acordo com cada região é sempre importante manter os locais em temperaturas agradáveis.

O isolamento térmico é o responsável por manter a temperatura ideal de um local. Sua função é não permitir que as temperaturas externas invadam o ambiente, deixando-o muito frio ou muito quente.

Quem procura por um isolamento térmico de qualidade deve sempre estar atento à escolha do material utilizado, pois um bom isolante térmico precisa ser resistente, seguro e de fácil aplicação.

Preenchendo esses requisitos, o EPS se apresenta como um dos principais materiais utilizados para o isolamento térmico na construção civil. Sua aplicação proporciona, além do conforto térmico, uma aceleração no andamento da obra.

Aplicações:

Lajes impermeabilizadas
Para o isolamento térmico em lajes, o EPS é, sem dúvida, o material ideal: sua leveza garante um manuseio e uma aplicação com extrema rapidez.

Para obter o isolamento desejado não é preciso que as placas de EPS tenham uma espessura muito alta, pelo contrário: lajotas de EPS com espessura de 30 mm já são suficientes para um isolamento eficaz (dependendo obviamente da região climática do nosso país).

Paredes
Ao ser utilizado como isolante térmico nas paredes de um ambiente, o EPS atua como uma barreira na transferência de calor entre o ambiente externo e o interno. Assim, no inverno, o ambiente interno fica com uma temperatura maior que o externo e, no verão, o interior da edificação fica com uma temperatura mais amena.

É muito importante revestir as placas de EPS com argamassa e utilizar uma tinta resistente a água, para que a chuva não prejudique o isolamento (quando utilizadas na face exterior da parede).

Telhados
Estudos comprovam que cerca de 80% do calor e do frio entram no ambiente através dos telhados. Se um local não conta com um excelente isolamento térmico em seu telhado, com certeza, a temperatura no seu interior não será agradável.

A utilização do EPS como isolante térmico em telhados garante ao ambiente uma confortável sensação térmica. O material dificulta a interferência da temperatura exterior sobre o interior.

O EPS pode ser usado como recheio de telhas isotérmicas (tipo sanduíche) ou como placas abaixo das telhas. As placas e telhas de EPS podem ser fornecidas de acordo com a espessura determinada pelo projeto.

O EPS também pode ser usado como isolante térmico em:

  • Câmaras frigoríficas.
  • Tubulações e reservatórios.
  • Dutos de ar-condicionado.

 

Preservação do meio ambiente

O EPS é um grande aliado para quem quer construir e respeitar o meio ambiente ao mesmo tempo. O EPS é um material leve e que consome pouca energia em sua fabricação; é isento de CFC e é 100% reciclável, não produzindo resíduos poluentes. No isolamento térmico dos ambientes, o uso do EPS melhora a eficiência de aparelhos de ar condicionado e aquecimento, fazendo com que se reduza o consumo de energia elétrica – sistemas mais eficientes consomem menos energia.

Isolamento acústico

A principal característica acústica do EPS é a absorção de ruídos de percussão (ruídos de passos).

Nesse tipo de isolamento acústico, é montado um pavimento flutuante, onde são colocadas placas de EPS sobre a laje bruta. Depois, aplica-se nas placas papel alcatroado ou filme de polietileno. O pavimento flutuante deve ter uma camada de 3,5 cm de espessura e não deve de forma alguma ficar em contato com a laje, evitando assim os ruídos de passos.

 

61 respostas para “EPS: Solução para Isolamento térmico e acústico em edificações”

  1. Renaldo Preis disse:


    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo site, as informações são esclarecedoras e muito importantes para a construção civil.

    Estou construindo minha casa e quero fazer um isolamento térmico com EPS em uma parede onde sol bate forte no verão, à tarde. Gostaria de saber qual a melhor opção, interna ou externa? Se eu fizer o isolamento externo como devo ser o procedimento, posso fazer o acabamento(reboco e pintura) diretamente no EPS ou existe algum outro procedimento, por ex. fazer somente o acabamento com textura e pintura.

    grato.

    Renaldo Preis – Cafelândia Pr.

  2. Denize disse:


    Bom dia, gostaria de saber sobre o isolamento acústico em decibéis, nas telhas com EPS de 30mm

  3. valéria disse:


    Boa tarde, tenho uma varanda com telha de amianto e gostaria de saber o preço do isolamento e a forma de aplicação. Obrigado

  4. mauricio disse:


    Ola, como seria a solucao de EPS para telhado pronto (madeira e telhas de concreto). Existe risco de incendio.

  5. wender disse:


    Parabéns pelo trabalha, como que eu fixo os EPSes na parede ele tem 7 cm…

  6. Fawzi disse:


    Boa tarde,

    Moro me uma cobertura e o segundo pavimento é laje coberto por amianto. Como a cidade é bastante quente o ano inteiro, acaba se tornando desconfortável permanecer no ambiente devido ao calor intenso.
    Venho pesquisando a melhor forma para resolver este problema e gostaria de compreender como seria a aplicação “recheio de telhas isotérmicas (tipo sanduíche) “, citado por você no texto.
    Lembrando que essa laje atualmente não possui impermebalização.
    Quais seriam as etapas deste processo?

  7. Marcelo Reis Latrova disse:


    Caros, Eu ampliei a minha casa, construindo um andar superior com steel framing. Acontece que o contratado náo isolou as paredes e a frente da minha casa e voltada para o oeste, pega sol a tarde toda… A noite o andar superior fica super quente. O revestimento externo foi feito com placas cimentícias. Penso em aplicar placas de EPS sobre as placas cimentícias, e por cima do EPS, revestimento vinilico. Gostaria de saber qual seria a espessura ideal das placas de EPS e qual seria o melhor m[etodo de instalação. Onde eu encontro fornecedores deste material?
    Além disso, instalei telhas sanduíche com isolamento de EPS e abaixo dela forro de gesso.

    Grato,

  8. André disse:


    Boa tarde!
    Para revestir uma parede externa que esteja com EPS (EPS), é melhor utilizar a tela e o cimento ou pode-se revestir com massa corrida e pintar? A massa corrida suportaria sem rachar? Protegeria de forma adequada o EPS?
    Grato pelo esclarecimento

  9. Leilane disse:


    Boa noite
    tenho uma parede na minha casa de aproximadamente 10 metros de comprimento por 3 e meio de altura que pega bastante sol, e queria fazer o isolamento térmico interno com o EPS, gostaria de saber o valor pára o isolamento e a forma de aplicação.

  10. Dora Martins disse:


    OLÁ POSSO ACOMODAR PLACA DE EPS DIRETAMENTE SOBRE A LAJE PARA OBTER ISOLAMENTO TERMICO?PRECISAM SER COLADAS OU PODEM SER SOMENTE ACOMODADAS? BLOCO DE EPS PODE SER SERRADO ao longo EM 2 FICANDO COM APROX. 25 CM de ESPESSURA cada parte, POSSO USAR PARA ESSa AFINIDADE? OBRIGADA

    DORA RJ

  11. Cinthia disse:


    Boa noite, moro numa casa em q o sol bater a maior parte do dia, o primeiro andar é um pouco arejado, porém o andar superior é extremamente quente.gostaria de saber se eu colocar o isolamento térmico na parte interna da parede ao invés de colocar na parte externa conseguirei o mesmo resultado? Terei um cômodo mais arejado como no primeiro andar ou o isolamento so funciona se colocar na parte externa da parede?

  12. Fernando disse:


    Uma Dúvida, posso utilizar EPS para revestir uma cobertura de policarbonato por baixo ? a questão é que o EPS nessa situação vai pegar bastante sol, ele suporta essa situação ?

    Obrigado.

  13. Natalia disse:


    Olá.
    Gostaria de fazer o isolamento interno de uma parede, que estou querendo que seja dupla,( alvenaria + eps + alvenaria) queria saber se qual seria a espessura para esse isolamento.
    E outra, tenho problema de umidade ascendente, posso usar sem problemas?

  14. Telma disse:


    Boa noite,
    Gostaria de saber se a instalação de placas de EPS pelo lado interno da parede, em casos onde não seja permitido pela prefeitura a alteração da fachada para instalação pelo lado externo, também melhoraria a sensação de conforto do ambiente.
    Gostaria também de saber como é a instalação.
    Obrigada!

  15. Antonio disse:


    Olá boa tarde!
    Parabéns por compartilhar informações.

    Gostaria de saber o seguinte:
    Vou utilizar as palas EPS para isolamento térmico de uma parede externa.
    Qual tipo de cola eu uso para colar na parede?
    Preciso passar silicone nas divisões das placas?
    Para o acabamento posso pintar já com textura as placas para um melhor acaamento?
    Com o tempo elas racham a textura?
    Posso usar cola branca com massa acrílica para colar as placas?
    Ou é melhor argamassa?
    A tela galvanizada, qual é a função dela?
    Preciso fixar as placas depois de coladas com pregos de plásticos chumbando na parede para que futuramente não caiam?

    Obrigado, pelas informações

    • Isorecort disse:


      Olá, Antônio!

      Obrigado pelo interesse em nosso produto. Por favor, fale com os consultores técnicos da Isorecort através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  16. Vivianna disse:


    Boa Tarde!

    Estou para reforma meu apartamento, e gostaria de resolver ou amenizar a sauna em que o meu quarto e a sala fica no verão, vocês podem me dar alguma dica ou uma orientação?
    Obrigada!

    • Isorecort disse:


      Olá, Vivianna!

      O Grupo Isorecort oferece diversas soluções em isolamento térmico.
      Se a principal fonte de calor do seu quarto vem das laterais (por exemplo, se o sol bate diretamente nas paredes), você pode utilizar as placas de EPS na parte externa ou interna do ambiente como uma alternativa. Recentemente o Grupo Isorecort criou placas com encaixe macho/fêmea que permitem que o próprio cliente faça sua aplicação através desse encaixe, que deve ser feito diretamente nas paredes com cola de P.U.
      Caso o seu problema esteja localizado no telhado, você pode utilizar telhas termoacústicas com núcleo de EPS, ou forros também de EPS.
      Sugiro que você entre em contato com os consultores técnicos da Isorecort para saber mais informações, através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  17. Alessandra disse:


    Olá quero saber eu moro em um apartamento último andar e as únicas janelas que tem pega Sol d a tarde até as 19 horas. E não tem como colocar EPS na parte externa o que devo fazer pra diminuir a quentura das paredes.

  18. patricia disse:


    prezados, entendi que para isolamento termico de telhas de amianto antigas a melhor opção seriam as placas sobre elas, com fixação de acordo com as mesmas..como tenho ideia do orçamento destas placas por metro quadrado aplicado..posso mandar fotos? tem end de email para isso? grata

    • Isorecort disse:


      Olá, Patricia!

      Para mais informações a respeito da situação apresentada, sugerimos que você entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020 para obter mais informações.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  19. Éder disse:


    Preciso colocar um isolante térmico nas paredes em volta de um sobrado que já está construído, isso tem como? Como se faz isso? Quanto custa?

    • Isorecort disse:


      Olá, Éder!

      Você pode sim utilizar as placas de EPS como uma forma de isolar ambientes.
      O Grupo Isorecort desenvolveu recentemente as placas com encaixe macho/fêmea pensando em situações como a sua, onde a própria pessoa pode fazer a aplicação das placas utilizando cola de P.U.
      Após a aplicação das placas, você pode fazer o revestimento com reboco, gesso, chapisco, textura e grafiato desde que o produto não utilize nenhum tipo de solvente em sua formulação.
      Para saber valores e tirar outras dúvidas, entre em contato com os consultores técnicos da Isorecort através do telefone (11) 4397-6020

      Atenciosamente,
      Isorecort

  20. Fernanda disse:


    Boa tarde,
    Estou construindo e a laje superior em 1 ambiente foi utilizado laje c EPS, e o restante c/ lajota, minha idéia é utilizar telha sanduíche com EPS, a espessura de 30mm vai exercer a função de barreira térmica? E no ambiente onde já tem o EPS se faz necessário utilizar este tipo de telha?

    Obrigada.

    • Isorecort disse:


      Olá, Fernanda!

      A característica mais marcante do EPS é justamente as propriedades de isolação térmica que o produto oferece, portanto, você terá sim uma redução na transferência de temperatura externa para seu ambiente interno.
      Se você utilizar as telhas de EPS onde já possui a laje, por exemplo, potencializará seus resultados pois será como se fosse uma outra camada de proteção.

      Se necessário, você pode consultar uma tabela disponibilizada pela ABNT a respeito da taxa de condutividade térmica do EPS através do link: http://www.construcaocomEPS.com.br/wp-content/uploads/2015/08/tabela_densidades.jpg

      Como uma dica, sugiro que você se certifique que a principal fonte de calor seja realmente seu telhado, pois caso seja as partes laterais do ambiente (se o sol bater diretamente nas paredes, por exemplo), talvez a melhor solução seja o isolamento do ambiente com placas de EPS.

  21. Fernando disse:


    Boa tarde;
    Gostaria de saber como proceder na execução do isolamento térmico de uma laje de cobertura de apartamento.
    Sobre esta laje de cobertura há um telhado com telha ondulada de amianto de 8mm de espessura com altura variando de 1,20m a 0,40 m, fechado lateralmente com platibandas de alvenaria.
    A incidência do sol sobre o telhado transmite o calor aquecendo a laje de cobertura de concreto elevando a temperatura dos cômodos cosideravelmente.
    Gostaria de saber o custo aproximado. Área total da laje 60 m²
    Obrigado.
    Fernando

    • Isorecort disse:


      Olá, Fernando!

      Acredito que existem duas soluções para a sua situação:

      1 – Você pode trocar as telhas de amianto por telhas com núcleo de EPS para reduzir a temperatura externa para o ambiente interno
      2 – Você pode utilizar as placas ou forros de EPS no seu telhado para reduzir a transferência de calor

      O Grupo Isorecort poderá lhe auxiliar oferecendo as soluções em EPS que você precisa.
      Para saber valores e sanar outras dúvidas, por favor, entre em contato com a equipe técnica para mais informações através do telefone (11) 4397-6020

      Atenciosamente,
      Isorecort

  22. Angelo disse:

    Uma parede revestida externamente com EPS pode receber revestimento cerâmico e/ou granito por cima. Ela suporta peso? Qual é a vida útil do produto?

    • Isorecort disse:

      Olá, Angelo!

      O EPS é resistente ao envelhecimento, então a durabilidade é extremamente satisfatória.
      Com relação ao revestimento, fabricamos peças de alta densidade que suportam até 30 toneladas por m².
      Sugiro que você verifique a melhor opção entrando em contato através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  23. Silas disse:


    Bom dia.
    Estou construindo um sobrado, estou na dúvida na parte de cima, se coloco laje ou coloco telha sanduíche com EPS de 80mm, tenho dúvida sobre barulho e o calor por favor gostaria de uma opinião de vocês. Muito obrigado.

    • Isorecort disse:


      Olá, Silas!
      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  24. Felipe Martins disse:


    Boa tarde pessoal, Sou Técnico em Edificações e no momento estou a frente de uma reforma num auditório e dentro do auditório existe uma salinha toda fechada, apenas com uma porta de acesso. Nessa salinha existia um revestimento acústico colado nas paredes (o material parecia papelão), que retirei e preciso recolocar um novo isolante acústico, o projeto pede apenas a substituição do isolante antigo por “placas de eps resistente a impacto”, não me dar mais especificações do material, queria a ajuda de vcs no sentido de qual o tipo de EPS utilizar, e qual a espessura das placas, o ambiente tem as seguintes medidas; 4,00×2,75 m e altura de 3,45 m.

    • Isorecort disse:


      Olá, Felipe!
      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.
      Eles lhe fornecerão essas e outras informações pertinentes ao seu processos de isolamento acústico com EPS.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  25. EDVALDO NERI,.,., disse:


    bom dia queria saber se este forro serve como acústico e é aprovado pelo corpo de bombeiro ,.,.obrigado edvaldo,.,.,

  26. EDVALDO NERI,.,., disse:


    BOM DIA QUERO SABER SE É APROVADO PELO CORPO DE BOMBEIRO COMO FORRO ACUSTICO,.,.

    • Isorecort disse:


      Olá, Edvaldo!

      O EPS pode ser oferecido com retardante a chama, seguindo as normas da ABNT/NBR 11752
      Para mais informações, peço por favor que entre em contato com nossos consultores técnicos através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  27. Larissa Silva disse:


    Estou realizando uma obra em Belém do Pará e gostaria de usar EPS na cobertura e nas paredes que ficam voltadas ao sol da tarde. Gostaria de saber se o EPS é adequado ao clima quente ou se é preferível utilizar outro material. O que me sugere para o clima daqui?

  28. Juliano Gomes dos Santos disse:


    ola, quero saber se este EPS faz um bom isolamento acústico, pois tenho uma parede (muro) que faz divisa com um vizinho onde colocam o som muito alto, a parede de minha casa fica em uma distancia de 1 metro e meio.

    • Isorecort disse:


      Olá, Juliano!

      A principal característica do EPS é justamente as propriedades de isolamento acústico, que podem variar de acordo com a densidade do material. Para mais informações, sugiro que você entre em contato através do telefone (11) 43976020.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  29. bruna disse:


    bom dia parabéns pelo site …assim para isolamento acústico de um quarto ..qual deve ser a espessura do EPS?

    • Isorecort disse:


      Olá, Bruna!
      Para isolamento acústico, quanto maior a densidade do EPS, mais eficaz será a isolação.
      Por favor, entre em contato através do telefone (11) 43976020 e fale com um dos consultes especializados para mais informações.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  30. César Luiz disse:

    bom dia!
    Quero parabenizá-los pelas preciosas informações oferecidas aos usuários. Tenho uma dúvida e gostaria da orientações de vocês é o seguinte: ao contrario da maioria o meu problema e com o frio. minha casa não pega sol durante o inverno e fica muito frio. Gostaria de saber se caso faça o revestimento interno com EPS ajudaria a minimizar a friagem? caso sim qual seria a espessura adequada?
    Grato.

    • Isorecort disse:

      Olá, César!

      A principal função do EPS é isolação térmica, isto significa que, ao utilizar as placas, a temperatura externa terá menor impacto na temperatura interna do ambiente. Em outras palavas, poderá lhe ajudar tanto em clima quente quanto em clima frio.
      Você poderá potencializar a isolação térmica do seu ambiente utilizando outros produtos, como telhas e os blocos EPS, mas utilizando apenas as placas é possível ter uma melhora significativa na temperatura.

      Com relação as densidades, sugiro que você entre em contato com um de nossos consultores especializados através do telefone (11) 4397-6020.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  31. Camilia disse:

    Olá! Boa noite! Moro numa casa de madeira, e ela é muito fria, estava pensado em colocar uma outra parede externa, deixando ela com parede dupla, e entre elas colocar o EPS, aí vem a minha dúvida, é possível colocar EPS em madeira? E que como faço esse procedimento?

    • Isorecort disse:

      Olá, Camilia!

      Você pode fixar as placas de EPS na madeira com cola de PVA, passando uma camada de cola em toda superfície da madeira e do EPS, deixando agir por 30 minutos. Após isso, una as partes fazendo uma pressão moderada sobre elas para ter aderência e espere 24 horas para que o processo seja concluído.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  32. Filippo disse:

    Boa Noite! Gostaria da orientação da Isorecort para a seguinte questão: preciso apontar a solução para revestimento de paredes de um dormitório a ser construído num local onde existe um nível intenso de barulho externo e o proprietário tem dificuldades para dormir em locais. Sei que o EPS funciona como isolante acústico, alem de apresentar um custo relativamente baixo, de fácil aplicação e também fácil para o recebimento de outros revestimento. Pergunto aos senhores: será o EPS o mais indicado para esta situação? Muito obrigado! Filippo

    • Isorecort disse:

      Olá, Filippo!

      O EPS como elemento de uma solução para isolamento acústico pode isolar até 40 decibéis na densidade tipo 2F, aliando a uma resistência mecânica satisfatória.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  33. Mariana disse:

    Boa tarde!
    Vou trocar o telhado da minha casa e colocar a telha galvalume. O melhor seria dar um espaço entre o telhado para fazer tipo um forro com o EPS, ou seria melhor colocar o EPS o mais perto possível do telhado para melhorar o calor e o barulho?

    • Isorecort disse:

      Olá, Mariana!

      No seu caso, é mais indicada a utilização das telhas sanduíche com núcleo de EPS, mas dependendo da temperatura e da poluição sonora, seria interessante trabalhar com o forro também, formando assim um sistema com dois elementos de isolação. A telha é a opção mais adequada porque a isolação será feita antes de penetrar o ambiente, ao contrário do forro, cuja temperatura e a sonoridade já estará parcialmente presente nos cômodos da sua casa.

      Atenciosamente,
      Isorecort

  34. Valentin Gesse da Costa disse:

    Bom dia, tenho uma duvida.
    estamos com um projeto onde meu cliente solicitou uma redução acústica, hoje lá existe a telhado de zinco.
    aplicando placas de EPS em cima do telhado reduziria, se reduz qual seria a estimativa em decibéis?

  35. Irene Pitzschk Terencio disse:

    Estou no Ms, a empresa atende esta região?

  36. Astor Silverio disse:

    Bom dia, gostaría de saber se posso colar as placas de eps diretamente sob telha de amianto. Se sim, o ideal é colar com cola a base de água (será que vai aderir na telha)?

  37. Jose wilson Rosario disse:

    Olá,moro no primeiro andar o piso é gelado, acredito que o motivo é a garagem aberta de ambos os lados, se colar placas de EPS no teto da garagem, melhora a temperatura no meu piso?

    • Isorecort disse:

      Bom dia José,
      O ideal neste caso seria utilizar isolante térmico abaixo do piso, não no teto da sua garagem.
      Caso tenha mais dúvidas, por favor entre em contato com nossa equipe de vendas pelo telefone 11 4397-6020.
      Obrigado.

  38. Valberson Chemin disse:

    Olá,
    Eu estou querendo construir utilizando container marítimo, e gostaria de saber se o EPS seria suficiente como isolante térmico, pensei em utilizar uma camada de EPS, entre a chapa de aço e o revestimento interno a ser executado em PVC… Será que ele se comportaria como um bom isolante?

Deixe uma resposta