Construção Civil com EPS | EPS Isorecort está presente na obra de expansão do Hospital Sírio Libanês

Isorecort - Caixas de EPS, Telhas de EPS, Lajotas de EPS, Placas e Corte de EPS

Construção com EPS

Construção com EPS é um blog informativo técnico pensado para apresentar os benefícios da aplicação do EPS (poliestireno expandido) na construção civil, explicando seus benefícios, demonstrando seu uso e respondendo dúvidas de profissionais e clientes.

Acompanhe-nos:

Post 02

EPS Isorecort está presente na obra de expansão do Hospital Sírio Libanês

Blocos de poliestireno expandido (EPS) de alta densidade foram usados para estacionamentos, rampas e acessos terrestres em terreno com diferenças de nivelamento.

A obra
O Hospital Sírio Libanês, unidade de saúde referência em todo país pela sua excelência, está realizando um ousado projeto de expansão. Iniciado em 2012, o grande projeto prevê o acréscimo de, aproximadamente, 90 mil metros quadrados de área útil à estrutura atual, sem interromper, em nenhum momento, as atividades e o atendimento.

A obra prevê a construção de três novos blocos – E, F e G – com um quarto prédio servindo de ligação entre os dois últimos. Ao final, a ampliação duplicará o número de leitos do Hospital Sírio Libanês, incluindo também restaurantes, capela, banco de sangue, centros cirúrgicos, UTI´s, laboratórios e áreas administrativas.

Desafios do projeto
Todo o projeto de expansão do hospital foi pensado para ser sustentável. Isso para garantir a certificação ambiental internacional da LEED (categoria ouro). O cuidado no planejamento de cada etapa foi pensado para que o andamento da obra causasse o menor impacto ambiental, selecionando processos e matérias-primas com baixa geração de resíduos, sendo que, os poucos gerados, deviam ser preferencialmente recicláveis.

Além disso, outro cuidado adotado foi com a vizinhança. Situado no bairro Bela Vista, na cidade de São Paulo, o Hospital Sírio Libanês está em uma das áreas mais populosas e movimentadas do centro da capital. Logo, cuidados com ruídos, transtornos de tráfego e movimentação tiveram que ser redobrados para causar o menor transtorno possível aos vizinhos da unidade de saúde.

Desafio estrutural
A ligação interna entre os prédios será feita por acessos terrestres, tanto para veículos como para transportes internos. Dadas as irregularidades do solo e diferenças topográficas entre as construções – prédios atuais e novos – houve a necessidade de regularização de nível do solo e de construção de elos e rampas de acesso e ligação.

Solução
Para atender às necessidades ambientais para a certificação LEED e proporcionar uma obra mais rápida e com menos resíduos, as construtoras do consórcio optaram, para a regularização do solo e construção das rampas de acesso, pelo uso de blocos de EPS (poliestireno expandido) de alta densidade do Grupo Isorecort.

Fabricados dentro das exigências da ABNT:NBR 11752 e com controles rígidos de qualidade, os blocos de EPS de alta densidade da Isorecort oferecem a resistência à compressão necessária para o suporte de tráfego local. Essa resistência, aliada à leveza, facilidade de transporte, montagem e recorte – caso necessário para alguma adaptação local – transforma o bloco de EPS uma solução perfeita para uma obra ágil.

Por fim, a possibilidade de recorte das peças de acordo com as medidas do projeto reduziram a geração de resíduos. E os poucos gerados são 100% recicláveis, colaborando para uma obra mais verde.

Isorecort06

Isorecort07

Isorecort08

Isorecort09

Grupo Isorecort
Como uma das poucas empresas especializadas na produção e recorte de peças de EPS de alta densidade, a Isorecort possui uma grande capacidade produtiva, característica ideal para atender a uma grande obra.

A logística própria e dimensionada para ser versátil, aliada à alta capacidade e rapidez de produção, permitiu que a entrega dos materiais fosse feita de acordo com o andamento da obra, reduzindo a necessidade de estocagem no canteiro e reduzindo impactos no trânsito e na mobilidade da região da Bela Vista.

Os blocos de EPS de alta densidade

Principais vantagens

  • Baixo peso volumétrico.
  • Excelente desempenho térmico.
  • Resistência ao fogo: pode ser fornecido com retardante à chama.
  • Resistência à compressão: oferece forte suporte estrutural.
  • Fácil de instalar e de cortar.
  • Leveza para transportar = mais agilidade.
  • Baixa absorção de umidade.
  • Baixo custo e grande benefício = custo-benefício imbatível.
  • Não mofam.
  • Não contém CFC.
  • Fornecido em diversas medidas e densidades: variedade para melhor se encaixar nas suas necessidades.

 

Medidas

4000 x 1500 x 1000 mm
4000 x 1250 x 1000 mm
4000 x 1250 x 0500 mm
4000 x 1000 x 0625 mm
2000 x 1250 x 1000 mm
2000 x 1250 x 0500 mm
2000 x 1000 x 0625 mm

 

Propriedades do EPS

tabela-eps

 

Isorecort11

6 respostas para “EPS Isorecort está presente na obra de expansão do Hospital Sírio Libanês”

  1. Poliana Fonseca disse:


    Gostaria de saber qual seria a maneira correta de usar placa de EPS na parede que bate sol forte de verao para amenizar o calor do quarto,e se esse procedimento realmente eficaz?

    • Isorecort disse:


      Poliana,
      A melhor forma de utilizar placas de EPS em construções já existentes é posicioná-las sobre as paredes que receberão isolamento térmico, fixando-as com adesivo específico. As placas devem, posteriormente, ser revestidas com uma tela ou armação e por fim rebocadas. Outra alternativa é o uso de placas de gesso acartonado (drywall) sobre as placas de EPS.
      É importante destacar que este sistema pode ser utilizado não só em paredes, mas em pisos e forros também, oferecendo conforto térmico ao cômodo todo.
      Este procedimento é realmente eficaz, uma vez que o EPS é um excelente isolante térmico. Além disso, este sistema colabora para o aumento da eficiência (e redução de consumo) de sistemas de ar condicionado.

      Att.
      Isorecort

  2. Rizimar Ujiie disse:


    Bom dia. Quero fazer 4 sobrados geminados com 3 de frente por 8m de comprimento. Como poderia ta utilizando as placas EPS para fechamento, e se poderia tb usá-las de forma estrutural?

  3. RAUDENIR disse:


    preciso saber se há possibilidade de levantar paredes com essas placas, por favor me mande foto de casa construída com esse material

  4. Camilla disse:


    eu gostaria de saber como são transportadas essas placas de EPS

  5. Lígia cenisio de almeida disse:


    Quero fazer uma ampliação de minha casa e interessei pelo material que vocês produzem. Deve dar mais ou menos uns 38 metros quadrados e será construido no 2º andar. Tem pessoas em Belo Horizonte que podem vir ao local para analizar se é possível e ao mesmo tempo dar um orçamento. Desde já agradeço. Ligia

Deixe uma resposta