Construção Civil com EPS | Drenagem em muros de arrimo usando placas de EPS

Isorecort - Caixas de EPS, Telhas de EPS, Lajotas de EPS, Placas e Corte de EPS

Construção com EPS

Construção com EPS é um blog informativo técnico pensado para apresentar os benefícios da aplicação do EPS (poliestireno expandido) na construção civil, explicando seus benefícios, demonstrando seu uso e respondendo dúvidas de profissionais e clientes.

Acompanhe-nos:

muro_de_arrimo

Drenagem em muros de arrimo usando placas de EPS

Em toda construção de muros de arrimo, é preciso instalar um sistema de drenagem que será o responsável por levar a água retirada da parte de trás do muro para suas laterais, aliviando a carga e prevenindo possíveis danos estruturais. A camada de impermeabilização também deve ser protegida do contato direto com o solo para que tenha maior durabilidade e eficiência.

Para a drenagem em muros de arrimo, o EPS se mostra um dos melhores materiais. Ele substitui a pedra britada, que não é indicada para drenagem – uma vez que seu uso prejudica a impermeabilização do conjunto. O uso do EPS como dreno também garante a simplificação do trabalho e a redução de custos na construção.

muro_de_arrimo2

Aplicação

O EPS que será utilizado deverá ter cerca de 50 mm de espessura para muros expostos (uso exterior) e 35 mm para muros em porões (uso interior). Normalmente, nessas aplicações, são recomendadas as placas tipo 1. Contudo, a indicação da densidade do EPS deverá levar em conta as características e necessidades da obra.

As placas são colocadas entre os muros já impermeabilizados e o solo – que deve ser colocado em camadas socadas. Elas devem ser assentadas sobre um tubo de dreno (usado para o escoamento da água) que deverá estar abaixo do nível do piso inferior do muro.

Em situações mais difíceis, o EPS também pode ser utilizado para contenção do solo antes do contato com o muro. Com blocos de EPS de alta densidade, efetua-se uma proteção ao muro, reduzindo-se a pressão que o solo exerce sobre ele.

Placas de EPS Isorecort

O Grupo Isorecort possui uma ampla variedade de placas de EPS para construção civil. Com densidades que variam do Tipo I ao VIII, seus produtos são oferecidos com ou sem proteção antichama e em diversas medidas.

Acesse este link e conheça mais sobre EPS para muros de arrimo e geotecnia.

2 respostas para “Drenagem em muros de arrimo usando placas de EPS”

  1. Lucio Machado disse:


    Por favor, explique melhor como a água é drenada pelo EPS

  2. waldir filho disse:


    estou levantando um muro com função de arrimo e muramento. No espaço entre o muro e a parede do vizinho (irregular), pretendo colocar placas de isocret nos locais onde o espaço é acentuado. como posso orçar essas placas e como posso comprar?

Deixe uma resposta